quarta-feira, 28 de novembro de 2012

    

                   Definições de Agentes Ambientais



 Agente Químico: São definidos como produtos orgânicos e inorgânicos, naturais ou sintéticos, que durante a fabricação, manuseio, transporte, armazenamento e uso podem dispersar-se no ar, em quantidade que possa causa danos a saúde das pessoas expostas.

Agente Físico: São as diversas formas de energia a que possa estar exposto os trabalhadores em sua vida  laboral.

"Iluminação" é estuda como sendo risco físico, já que a mesma é uma forma de energia, no entanto ela é tratada na Nr 17 (Ergonomia). Assim sendo por esta norma trata-se de um agente Ergonômico.

Agente Biológico: São os diversos microorganismos presentes em determinadas atividades profissionais. Os efeitos indesejáveis deste se traduzem em: Doenças, deterioração de produtos alimentícios  e pinturas e etc. Sua presença, quando não se dispõe de aparelhos de detecção necessários, só é percebida quando ocorrer seus efeitos sobre a saúde humana.


Agente Ergonômico: É o estudo científico de adaptação dos instrumentos, condições e ambiente de trabalho ás capacidades psicofisiológicas, antropométricas e biomecânicas do homem.A ERGONOMIA é uma ciência multidisciplinar com a base formada por várias outras ciências. A Antropometria e a Biomecânica fornecem as informações sobre as dimensões e os movimentos do corpo humano. A Anatomia e a Fisiologia Aplicada fornecem os dados sobre a estrutura e o funcionamento do corpo humano. A Psicologia, os parâmetros do comportamento humano. A Medicina do Trabalho, os dados de condições de trabalho que podem ser prejudiciais ao organismo humano. Da mesma forma, a Higiene industrial, a Física, a Estatística e outras ciências fornecem informações a serem utilizadas pela ERGONOMIA, de forma a possibilitar o conhecimento e o estudo completo do sistema homem-máquina-ambiente de trabalho, visando a uma melhor adequação do trabalho ao homem.

Agente mecânico: São casados por Traumatismos sendo elas: feridas, contusões e fraturas de qualquer tipo de nível que possa afetar o trabalhador em sua vida laboral.



Nenhum comentário:

Postar um comentário