segunda-feira, 21 de janeiro de 2013


           SILICOSE

A sílica representada pelo símbolo SiO2 é um mineral duro e constitui 60% em peso da  composição da crosta terrestre, sozinha ou combinada com outros elementos. Ela se apresenta através das matérias primas: areia, quartzo, quartzito, feldspato, granito, argila e caulim. O quartzo é a forma mais conhecida da sílica livre cristalizada, sendo a principal causadora da doença denominada SILICOSE.


A silicose é uma doença causada pela inalação de poeiras minerais que contém quantidade variável de sílica. O pulmão reage a essa deposição de poeira de sílica, causando o acumulo de tecido fibrótico. Por ser uma doença eminentemente de cunho ocupacional, o trabalhador está exposto principalmente nas seguintes atividades:
1. Mineração e Garimpo: É a mais potencialmente perigosa. Em quase todas as etapas da mineração o trabalhador está exposto a poeira contendo sílica, principalmente na extração subterrânea de ouro.
2. Construção Civil: Principalmente na escavação de túneis, poços e polimentos de fachadas.
3. Indústria de Cerâmica: No manuseio da matéria prima, preparação de massa, rebarbação, furação, torneamento, esmerilhamento e lixamento, são importantes fontes de poeira proveniente de sílica.
4. Metalurgia, Fundição e Siderurgia: Nas etapas de: corte Montagem e desmontagem de tijolos cerâmicos em fornos; moldagem e desmoldagem em areia; esmerilhamento, lixamento, polimento e jateamento abrasivo com areia.
O jato de areia é a principal atividade, pois libera grande quantidade de poeira finíssima, contendo cristais de sílica. Sua utilização no Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina está praticamente proibida, existindo ainda trabalhadores executando essas atividades sem a utilização eficiente dos equipamentos de proteção.

A silicose pode se apresentar de 3 (três) formas: silicose crônica, subaguda e aguda.
Silicose Crônica – è a mais comum, normalmente aparece após 20 anos do início da exposição. Existem ainda formas crônicas que se apresentam mais rápidas entre 5 e 10 anos, após o início da exposição do início da exposição.
Silicose subaguda – Nessa forma os números de complicações do paciente aumentam e o seu risco é bem maior.
Silicose Aguda – É uma forma mais diferente de silicose, porém é a sua forma mais grave, aparecendo principalmente em jovens devido a sua exposição em jateamento de areia.
O Diagnóstico da silicose pode ser feito através de dois pontos fundamentais: histórico ocupacional e uma radiografia do tórax. No caso da existência da silicose, haverá na radiografia a presença de pequenos nódulos no tecido pulmonar com aspecto salpicado.
A silicose é uma doença sem cura, necessitando portanto, de rígidas medidas preventivas principalmente nos locais de trabalho, para se evitar o seu aparecimento.
As medidas preventivas devem ser feita através:

• Conscientização do empresário/empreendedor.
• Conscientização profunda do trabalhador.
• Mudança da matéria prima, através da eliminação da sílica cristalizada nos processos abrasivos, como exemplo a granalha de aço;
• Mudança de processo, operação e equipamento;
• Colocação de um Sistema de ventilação local exaustora;
• Máquinas trabalhando a úmido;
• Enclausuramento mecânico de equipamentos;
• Sinalização dos ambientes de trabalhos através de cartazes onde existirem exposição a sílica;
• Limpeza do ambiente;
• Higiene dos funcionários;
• Ajuste do layout dos maquinários;
• O trabalhador não se alimentar, não descansar e não permanecer além do necessário no local de trabalho;
• Medição do grau de contaminação do ambiente de trabalho.

A proteção respiratória somente deverá ser utilizada como ultima forma de proteção, enquanto as medidas coletivas estiverem sendo implantadas, em certas operações de manutenção e limpeza. Em operações onde o controle é duvidoso ou ineficiente também por medida de segurança deve ser utilizado o protetor, até se melhora o controle ambiental coletivo.

sábado, 19 de janeiro de 2013


         A Importância da CIPA nas empresas



    A CIPA (comissão interna de prevenção de acidente)  auxilia a prevenção de acidentes no local de trabalho. Fazer prevenção depende de muitos fatores e variáveis. Fatores e variáveis que se alteram de empresa para empresa. A segurança do trabalho e prevenção de acidentes deve ser trabalhada com o uso de diversas ferramentas.
    Certamente, a CIPA é uma ferramenta de prevenção de extrema importância nas empresas. Essa importância está atrelada a forma de atuação da CIPA. As CIPA's são, em parte, constituídas por membros representantes dos trabalhadores. São, em sua maioria, pessoas "exemplos" ou "referências" dentro do "chão de fábrica" e dessa forma a comunicação, levantamento e fiscalização torna-se mais fácil.
   Muitas vezes a CIPA consegue chegar onde o SESMT não chega como aos detalhes "escondidos" no desempenho das atividades pois a CIPA é formada pelos próprios trabalhadores e executores dessa atividade. O SESMT e a própria empresa devem investir nessa ferramenta disponibilizando condições de atuação.
Quando a CIPA está bem dimensionada ela consegue representar toda a empresa, todos os setores e dessa forma poderá ser utilizada pelo SESMT e pela própria empresa para as seguintes ações:
  • Inspeções permanentes nos locais de trabalho;
  • Auxílio na implementação de novas ações de prevenção de acidentes;
  • Fiscalizações preventivas como em relação ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual - EPI;
  • Supervisão do cumprimento das Ordens de Serviços;
  • Incentivo à participação dos trabalhadores nas campanhas internas de prevenção de acidentes do trabalho ou de qualidade de vida;


    Fonte: CIPA Suporte

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Desorganização no Trabalho
                                                                               


   A desorganização no trabalho é algo bem complexo que pode atrapalhar a vida laboral do trabalhador, causando o desperdício do tempo, fazendo com que desacelere a produção.
   É importante que o trabalhador tenha seu ambiente de trabalho organizado, seja qual for a sua profissão para que acidentes do trabalho também possa ser evitados. Uma ferramenta no meio do caminho pode ser fatal, uma pessoa pode levar um tombo e se ferir.
   A desorganização pode causar um estresse por exemplo, fazendo com que problemas derivado do mesmos possam surgir afetando-o.

 Por isso, é de extrema importância que não só nossa vida profissional, mas também nossa vida pessoal possa estar organizada, para que facilite nosso dia-a-dia. Pare para pensar, imagine que você tenha que sair, para resolver uma assunto super urgente, e você está precisando de seu sapato social de cor marrom. Se você for desorganizado, terá dificuldade de encontra-lo, mas se for organizado, encontrará o sapato com facilidade e sem estresse e ainda chegará mais cedo.



    Viu como é importante ser organizado?

Lembre-se, acidentes no trabalho também pode ser causado por este tema que abordamos. 
Boa sorte, 
Boa organização

Organização no trabalho #COMPARTILHE essa ideia. 

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

            NR-11 Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais



DESLOCAMENTO, LEVANTAMENTO E TRANSPORTE DE CARGAS

Deslocar, levantar e transportar cargas, define-se como sendo os movimentos e esforços desprendidos por uma ou mais pessoas, objetivando movimentar cargas dos mais diversos tipos, formas ou tamanhos, pelo processo manual.

3.1 Riscos Possíveis

-Esforço físico intenso;
- Levantamento e Transporte de peso;
- Postura Inadequada;
- Rítmos excessivos;
- Trabalhos em turnos e noturnos;
- Monotonia;
- Repetitividade;
- Jornada de Trabalho prolongada, etc.

3.2 Fatores Considerados no Processo de Transporte de Materiais

-Peso
- Forma
- Volume
- Tipo
- Condições gerais
- Trajetos: Distâncias, Adversidade, Portas, Escadas, Local da reposição
- Posicionar-se sempre próximo a carga;
- Não torcer o corpo para pegar ou movimentar cargas;
- Usar sempre a musculatura das pernas;
- Aproximar bem a carga do corpo;
- Centralizar a carga em relação as pernas;
- Observar quais Equipamentos de Proteção Individual que a carga exige;
- Jamais tentar transportar quando a carga tiver peso, tamanho ou forma adversas;
- Lembre-se que outros colegas de trabalho, poderão auxiliá-lo quando necessário, e;
- Existem limites para o deslocamento, levantamento e transporte de CARGAS MANUAIS. Existem outros meios e máquinas disponibilizadas para o transporte de cargas.


FONTE: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAJQ0AG/nr-11-transporte-movimentacao-armazenagem-manuseio-materiais